»  Novidades
       »  Descrição
       »  Contactos
       »  Administração
Última actualização:
2004-04-05
       Rede sem Fios  ]

Nerba IPB Ed. Loreto ESEG ESAB CMB IPJ Ed. Gov. Civil ESMT

Clique nas antenas para ver imagens dos locais.
Clique aqui para ver outras fotos.

Um dos objectivos do projecto Rede Digital Comunitária é a interligação, através de uma rede informática privativa de alto débito, de todos os parceiros da iniciativa Bragança Cidade Digital.

Numa 1ª fase foram ligados: o Núcleo de Empresas da Região de Bragança (1), o Instituto Politécnico de Bragança (2), a Câmara Municipal de Bragança (4), a Escola Secundária Emídio Garcia (5), a Escola Secundária Abade de Baçal (6), o Instituto do Emprego e Formação Profissional / Centro de Emprego (7), o Instituto Português da Juventude (8) e a Escola Secundária Miguel Torga (10).

Numa fase posterior, será feita a extensão da rede a todas as demais entidades que venham a aderir à iniciativa Bragança Cidade Digital.

A rede actual baseia-se em duas células, centradas no Edifício da Torre do Loreto (3) e no Edifício do Governo Civil (9).

Tecnicamente, a solução escolhida assenta numa Rede sem Fios, baseada em equipamentos Lucent WaveLan, compatíveis com a norma IEEE 802.11b, operando na banda dos 2.4GHz, em Direct Sequence Spread Spectrum, e capazes de fornecer débitos até 11 Mbps.

O débito disponibilizado permite suportar uma vasta gama de serviços, desde os mais básicos, como a consulta de e-mail, a consulta de páginas WWW e a transferência de ficheiros, até aos mais avançados, como a video-conferência.

O equipamento necessário à ligação é constituído, basicamente, por uma antena e um sistema emissor / receptor. A sua utilização é perfeitamente transparente, ou seja, ao contrário das soluções baseadas em modems ou RDIS, a ligação à rede é permanente, permitindo a cada instituição a publicação de informação e o acesso aos seus serviços on-line.

 


 © 2004 Rede Digital Comunitária
Instituto Politécnico de Bragança